Sexta, 19 de Julho de 2024
33°

Parcialmente nublado

Manaus, AM

Especiais Religiosidade

A emoção do Círio de Santo Antônio Por Fábio Barbosa

A nossa Amazônia é um superlativo e as festas populares demonstram isso em atos.

11/08/2022 às 10h00
Por: Herivan Pontes Fonte: Blog FB/Fábio Barbosa
Compartilhe:
Foto Divulgação
Foto Divulgação

O município de Oriximiná (PA) vive no mês de agosto a festa do padroeiro Santo Antônio. É círio outra vez! E essa frase, para quem não é paraense, talvez não faça muito sentido. A compreensão dessa religiosidade através das festas católicas só pode ser traduzida individualmente, é experiência mesmo. Mas acima de tudo, um espetáculo multicolorido que encanta os visitantes.

Sou oriximinaense, criado na Rua Emídio Martins, ex-aluno do Colégio Santa Maria Goretti e mesmo tão familiarizado com todas as tradições da cidade, ainda me pego emocionado todas as vezes que ouço o hino da festa e vejo os fogos de artificio iluminando o Rio Trombetas no primeiro domingo de agosto. É uma sensação de “estar em casa”, cercado pelos amigos, família e gente de todos os lugares que demonstram fé.

A igreja ganha bandeirinhas coloridas saindo da torre. A praça é ornamentada com pompa e circunstância, um trabalho de artistas locais que se dedicam para todo ano sempre surpreender. O Cliper Santo Antônio, salão de festas da paróquia, também ganha decoração para receber a população durante os 15 dias de festa.

As senhorinhas da igreja, com as fitas vermelhas do Apostolado da Oração, os senhores vestindo branco e a berlinda artesanalmente adornada de flores, com o “Tonico” (para os íntimos), traduzem a maneira simplista como as coisas ainda são feitas por aqui. Há toda uma programação, organização e equipes trabalhando, mas essencialmente são nossas avós, tias e vizinhas que tocam o barco. E por falar em barcos, são eles que promovem o grande espetáculo. Para essa noite, ganham iluminação especial, alguns com efeitos surpreendentes, outros com uma série de lâmpadas interconectadas e improvisadas, mas que de longe, vistos da orla da cidade, transformam a escuridão num caminho de luz.

A balsa que conduz Santo Antônio lidera o cortejo. Nas águas, milhares de barquinhas, confeccionadas em peças de anhinga, com papel de seda e velas, formam uma “cidade” flutuante. Sou fascinado por esse cenário desde que era criança, já adulto, mesmo sabendo como é feito, ainda olho com a mesma admiração. Em Oriximiná, acontece algo belo, grandioso e posso arriscar, sem medo de errar, também divino. Afinal, a demonstração de fé das pessoas através do círio, faz você acreditar em algo. Mesmo que não seja religioso, existe uma força maior que no mínimo inspira.

A nossa Amazônia é um superlativo e as festas populares demonstram isso em atos. Há outros círios, como o de Nossa Senhora de Nazaré (Belém), o de Nossa Senhora da Conceição (Santarém) e o de Sant’Ana (Óbidos), todos tão emocionantes e grandiosos como o de Santo Antônio. E essa peculiaridade, a intimidade dos moradores com a tradição, nos faz ir muito além. Somos uma grande família! Afinal, círio para o paraense, é como se fosse natal, após a procissão há sempre comidas típicas, uma confraternização e, claro, o sonoro “feliz círio”. Mesmo assim, particularmente não consigo ainda dizer o que é tudo isso. Faltam-me palavras (acreditem)! Mas podem assistir na reportagem que produzi em 2012 para a Record News.

E essa emoção precisa ser compartilhada, por isso não deixe de conhecer Oriximiná e as festividades de Santo Antônio! Tenho absoluta certeza que a experiência será recompensadora! E oh, aproveite, faça um promessa que o santo é milagreiro!

Fábio Barbosa é Jornalista, Produtor de Eventos, Relações Públicas da ACES. Acadêmico de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional na Ufopa. É idealizador dos projetos Amazônia Fashion Weekend e Caminhos da Floresta. Além de editor do Diário do FB.

Acesso o Blog: https://diariodofb.com/author/barbosa/

O Portal GNC News agradece a colaboração de FB pela matéria.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Richard Araújo Há 2 anos Manaus.. Amazonas Um evento sem igual.. onde uma população se une em um espetáculo mágico.. que envolve a todos.. participam com fé e devoção.. venham em Oriximina e conheça o maior Sírio Fluvial noturno do Mundo. Vc não vai se arrepender.. Sempre no início do mes de agosto. Sejam todos bem vindos..
Mostrar mais comentários
Círio de Santo Antônio
Círio de Santo Antônio
Sobre Esta coluna é destinada a matérias sobre o Círio de Santo Antônio de Oriximiná no Estado do Pará. Fatos e curiosidades sobre o Maior Círio Fluvial Noturno do Mundo. As Matérias Serão produzidas por escritores ligados a festa. Viva Santo Antônio!!!!!!
Manaus, AM Atualizado às 16h03 - Fonte: ClimaTempo
33°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 34°

Sáb 34°C 24°C
Dom 33°C 23°C
Seg 33°C 24°C
Ter 34°C 23°C
Qua 33°C 25°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias