Sexta, 19 de Julho de 2024
33°

Parcialmente nublado

Manaus, AM

Cultura CULTURA

Neilo Batista, filho do Soliões: um poeta da cultura

Presidente da CONCULTURA fala de sua trajetória a frente do Conselho Municipal de Cultura

19/04/2024 às 07h42 Atualizada em 19/04/2024 às 07h55
Por: Herivan Pontes Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto/reprodução/Concultura
Foto/reprodução/Concultura

Filho do Solimões, natural de Coari, Francineilo Batista da silva, é advogado, escritor, e entusiasta da cultura. Hoje a frente da CONCULTURA, usa sua experiência para agregar valores nas várias ramificações culturais da cidade de Manaus. Foi o primeiro presidente do Instituto Reino do Amanhã, onde fez um trabalho de arte-educação com as crianças acolhidas pelo projeto.

Com ligação forte na cultura poética, Neilo se prepara para lançar seu primeiro trabalho literário, um romance ambientado em São Gabriel da Cachoeira.

Preocupado com a valorização da cultura local, o presidente junto aos seus conselheiros buscam desenvolver ações cuja meta é fortalecer a identidade do caboclo, do indígena, do ribeirinho, identidades, genuinamente, manauara, amazônida.

“Aqui em Manaus, eu acredito que devemos ter mais pertencimento, valorizar mais nossas origens, observamos aqui no conselho que precisamos ampliar o espaço para a cultura indígena. Vamos lançar um projeto de lei para lançar mais três cadeiras, uma delas de Cultura Indígena. Somos uma nação indígena, para isso precisamos se apresentar e se comportar como tal.”

As maiores conquistas de Neilo a frente do conselho foram a aprovação do Plano Municipal de Cultura, que virou lei, e a captação de recursos financeiros por meio de uma Lei de incentivo a cultura já existente e que nunca foi operacionalizada, uma espécie de Lei Rouanet Norte com recursos para investir no desenvolvimento da cultura local.

Em relação a novos investimentos, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, serão lançados novos editais, além de o conselho ser o responsável por gerenciar as leis federais de incentivo à cultura como a Lei Aldir Blanc 2.

Ao falar de Turismo Cultural, o Presidente, indica aos viajantes conhecer São Gabriel da Cachoeira, a serra do Araçá, em Barcelos e vislumbrar o pôr do Sol do Mirante Lúcia Almeida, que será inaugurado de 4 de abril, em Manaus, talvez, o maior complexo de turismo cultural da capital Amazonense.

“O manauara vai ter orgulho de levar a família e alguém de fora para mostrar as belezas que nosso cenário turístico pode oferecer.” 

 

Texto: Herivan Pontes

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Gente Pai D'Égua - Herivan Pontes
Gente Pai D'Égua - Herivan Pontes
Sobre Espaço voltado a divulgação de pessoas ilustres da nossa cultura local. Entrevistas e bate-papo bem descontraído. Herivan Pontes - Professor, Comunicador, Perito e desenvolverdor de contúdo digital
Manaus, AM Atualizado às 16h03 - Fonte: ClimaTempo
33°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 34°

Sáb 34°C 24°C
Dom 33°C 23°C
Seg 33°C 24°C
Ter 34°C 23°C
Qua 33°C 25°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias