Filho do Solimões, natural de Coari, Francineilo Batista da silva, é advogado, escritor, e entusiasta da cultura. Hoje a frente da CONCULTURA, usa sua experiência para agregar valores nas várias ramificações culturais da cidade de Manaus. Foi o primeiro presidente do Instituto Reino do Amanhã, onde fez um trabalho de arte-educação com as crianças acolhidas pelo projeto.
Com ligação forte na cultura poética, Neilo se prepara para lançar seu primeiro trabalho literário, um romance ambientado em São Gabriel da Cachoeira.
Preocupado com a valorização da cultura local, o presidente junto aos seus conselheiros buscam desenvolver ações cuja meta é fortalecer a identidade do caboclo, do indígena, do ribeirinho, identidades, genuinamente, manauara, amazônida.
“Aqui em Manaus, eu acredito que devemos ter mais pertencimento, valorizar mais nossas origens, observamos aqui no conselho que precisamos ampliar o espaço para a cultura indígena. Vamos lançar um projeto de lei para lançar mais três cadeiras, uma delas de Cultura Indígena. Somos uma nação indígena, para isso precisamos se apresentar e se comportar como tal.”
As maiores conquistas de Neilo a frente do conselho foram a aprovação do Plano Municipal de Cultura, que virou lei, e a captação de recursos financeiros por meio de uma Lei de incentivo a cultura já existente e que nunca foi operacionalizada, uma espécie de Lei Rouanet Norte com recursos para investir no desenvolvimento da cultura local.
Em relação a novos investimentos, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, serão lançados novos editais, além de o conselho ser o responsável por gerenciar as leis federais de incentivo à cultura como a Lei Aldir Blanc 2.
Ao falar de Turismo Cultural, o Presidente, indica aos viajantes conhecer São Gabriel da Cachoeira, a serra do Araçá, em Barcelos e vislumbrar o pôr do Sol do Mirante Lúcia Almeida, que será inaugurado de 4 de abril, em Manaus, talvez, o maior complexo de turismo cultural da capital Amazonense.
“O manauara vai ter orgulho de levar a família e alguém de fora para mostrar as belezas que nosso cenário turístico pode oferecer.”
Texto: Herivan Pontes
Mín. ° Máx. °