Terça, 17 de Setembro de 2024
29°

Tempo limpo

Manaus, AM

Senado Federal Senado Federal

Dia do Agente de Segurança Socioeducativo está na pauta da CSP

Os agentes de segurança socioeducativos poderão ganhar um dia nacional em sua homenagem. A data escolhida foi 4 de outubro, quando o agente socioed...

02/08/2024 às 16h54
Por: Herivan Pontes Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Data proposta, 4 de outubro, busca lembrar a importância e as demandas dessa categoria profissional - Foto: Secom-SC
Data proposta, 4 de outubro, busca lembrar a importância e as demandas dessa categoria profissional - Foto: Secom-SC

Os agentes de segurança socioeducativos poderão ganhar um dia nacional em sua homenagem. A data escolhida foi 4 de outubro, quando o agente socioeducativo Francisco Calixto, de 51 anos, foi rendido, agredido e executado por cinco internos com um cabo de vassoura. Ele tentava impedir a fuga dos jovens que se rebelaram na Unidade de Marília, da Fundação Casa, em 2016.

Esses profissionais são responsáveis pela segurança e disciplina nas unidades onde adolescentes cumprem medidas socioeducativas. A atividade deles inclui a reabilitação e reintegração dos jovens à sociedade, contribuindo para a redução da reincidência.

O projeto de lei ( PL 6.279/2019 ) prevendo a homenagem, apresentado pela Câmara dos Deputados, está na pauta da Comissão de Segurança Pública (CSP) para a reunião de terça-feira (6), a partir das 11h. A relatora da proposta é a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e a decisão da comissão é terminativa, ou seja, se aprovada, segue diretamente para a sanção presidencial, a menos que haja recurso para votação em Plenário.

“Esses profissionais enfrentam desafios diários, lidando com situações de risco e estresse, muitas vezes em ambientes adversos. Ao instituir um dia nacional, estamos não apenas valorizando o trabalho desses agentes, mas também promovendo uma reflexão sobre as condições de trabalho, a necessidade de formação contínua e o apoio psicológico e social que esses profissionais precisam para desempenhar suas funções de maneira eficiente e segura”, defendeu Damares no parecer.

O outro item da pauta da CSP na terça é um requerimento ( REQ 39/2024 - CSP ) do senador Esperidião Amin (PP-SC) para incluir um representante da Assembleia Legislativa de Santa Catarina na audiência pública sobre a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, que será realizada ainda este ano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias