Buscando divulgar o Ensino Bilíngue nas escolas da rede estadual de ensino e outros projetos educacionais prioritários e inovadores, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar conta com um estande no Jungle Matsuri 2024, o maior festival de cultura e gastronomia japonesa da região Norte. O evento ocorre no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus, e vai até o domingo (29/09), às 20h, com entrada gratuita.
A programação do festival inclui workshops, oficinas, concursos de cosplayers, palestras, comida japonesa, shows musicais e diversas atividades interativas. As atrações e horários de abertura e enceramento do Jungle Matsuri 2024 podem ser acessadas por meio do link https://junglematsuri.com.br/programacao/.
Segundo a secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, a participação da Secretaria de Educação no evento, demonstra como as parcerias culturais são relevantes no processo educacional.
“Nós estamos aqui com o estande da Seduc, apresentando o Ensino Bilíngue (português-japonês), que realizamos em duas escolas da capital. Temos o orgulho de ter essas escolas, onde ensinamos aos nossos estudantes a língua japonesa e não somente isso, mas o conhecimento da cultura, das festas culturais do Japão. Para nós, é uma satisfação estarmos aqui”, declarou a secretária.
No espaço, além de apresentar o Ensino Bilíngue de japonês nas Escolas Estaduais de Tempo Integral (EETI) Professora Jacimar da Silva Gama e Professor Djalma Batista da Cunha, a Secretaria de Educação faz a exposição de outros projetos inovadores, como Escola da Floresta, Conectividade e Educação, Ensino Mediado por Tecnologia e Fazer para Aprender (com o uso dos Espaços Maker nas escolas).
Responsável por dois dos projetos apresentados, a diretora do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), Sabrina Araújo, afirmou que a participação do Cemeam no festival é de extrema importância para divulgar para a comunidade projetos que auxiliam diariamente mais de 400 mil alunos da rede estadual de ensino no Amazonas.
“O primeiro deles é o Ensino Mediado por Tecnologia, onde o Centro de Mídias chega a comunidades remotas, distantes, levando educação de qualidade para todos os municípios. O outro projeto é o Fazer para Aprender, com a implementação de laboratórios Makers nas escolas estaduais. Já contamos com 84 laboratórios e o objetivo desses espaços é fazer com que a educação e a aprendizagem se aliem à tecnologia de maneira satisfatória para os nossos estudantes”, afirmou a diretora.
Para a pediatra Jéssica Solart, que visitou o estande da Secretaria de Educação ao lado do filho e do esposo, o projeto Escola da Floresta chamou atenção pela inovação e preocupação com a questão da sustentabilidade. A primeira Escola da Floresta do país foi inaugurada pela secretaria neste ano, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, no município de São Sebastião do Uatumã, em julho deste ano.
“O que mais chamou nossa atenção foi a Escola da Floresta, que foi um projeto muito legal e interessante feito ali nas comunidades, como eles explicaram para a gente. Logo depois, meu filho se interessou pela parte da robótica e eu achei projetos muito interessantes que estão sendo implantados nas escolas”, afirmou a pediatra.
O estande da Secretaria de Educação e os servidores responsáveis pelos projetos estarão presentes no local até o último dia do evento, neste domingo.
Mín. 25° Máx. 37°