Terça, 24 de Junho de 2025
28°

Parcialmente nublado

Manaus, AM

Cultura CAPRICHOSO

Tarde Alegre: Curumins e cunhantãs do Caprichoso mantem viva a brincadeira de boi em Parintins

A Tarde Alegre é o momento criado pelo Caprichoso para manter a cultura e a tradição da brincadeira de Boi-Bumbá em Parintins.

09/06/2025 às 17h29
Por: Herivan Pontes Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Compartilhe:
Pedro Coelho 
Pedro Coelho 

Um dos maiores projetos sociais, artísticos, culturais e educacionais do Boi-Bumbá Caprichoso, a Tarde Alegre Infantil recebeu no domingo, 08, no curral Zeca Xibelão, o futuro da tradição azul e branca, curumins e cunhantãs, para brincar, desenhar, cantar, dançar as melhores toadas do festival e manter viva a brincadeira de Boi-Bumbá que encanta o mundo.

Além das atividades lúdicas e artísticas como pinturas, desenho, pula-pula, artesanato e guloseimas, as crianças puderam se apresentar no palco do curral e realizar o sonho de ser item do boi tricampeão de Parintins.

A pequena Maria Bethânia, 8 anos, que dançava de sinhazinha, surpreendeu e resolveu ser tripa do boi. Ela se apresentou, arrancou aplausos e admiração do público que gostou da primeira tripa mulher da Tarde Alegre.

“Eu fui um ano sinhazinha, aí eu vi que todas as meninas gostavam muito do tripa. Aí eu quis ser tripa junto com elas. Eu fui a primeira menina tripa do Boi Caprichoso. É muito esforço, a gente tem que ter força por causa do boi, mas tem que sentir o ritmo da música também. É legal, muito bom”, destacou a pequena tripa.

A Tarde Alegre é o momento criado pelo Caprichoso para manter a cultura e a tradição da brincadeira de Boi-Bumbá em Parintins. A encantadora Ayume Louise Beltrão, 9 anos, é de uma família tradicional azul e branca. Ela dançou de sinhazinha e se diz feliz em poder realizar o sonho. “Eu quero ser sinhazinha quando eu crescer. Eu quero participar no bumbódromo, eu quero ser item do meu boi Caprichoso. A minha mãe fala que eu posso ser sinhazinha”, disse animada, Ayume.

A mãe de Ayume, Tallyne Beltrão, quando criança também brincava na Tarde Alegre e se sente feliz em poder passar para filha o sentimento e a tradição Caprichoso. “Eu me sinto realizada com ela, realizando também a vontade dela de querer dançar, participar da Tarde Alegre. Eu cresci aqui na Tarde Alegre. Desde criança a gente participava e, agora, ver minha filha, eu me sinto muito feliz”, revela Tallyne.

“Pra gente é um orgulho manter a Tarde Alegre viva. A gente tem feito questão de manter uma atividade para as crianças com a mesma estrutura que a gente mantém para os adultos. Então, é uma atividade muito intensa que a gente faz questão de manter”, explica o coordenador Diego Omar.

A Tarde Alegre Infantil é um projeto com incentivo do Centro de Documentação e Memória Caprichoso (CEDEM), sob a coordenação do professor Diego Omar. A iniciativa conta com apoio das universidades estadual e federal do Amazonas (UEA e UFAM). O projeto nasceu em 1986 e tem um papel fundamental na construção e manutenção da brincadeira de boi em Parintins.

 

Assessoria de Comunicação Boi Caprichoso

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias