Sábado, 12 de Julho de 2025
25°

Tempo limpo

Manaus, AM

Cultura Garantindo

Festival de Parintins 2025: Garantido encerra segunda noite celebrando as expressões artísticas brasileiras no Bumbódromo

Segunda noite foi marcada pela celebração da história e influência do bumbá vermelho e branco

29/06/2025 às 11h46
Por: Herivan Pontes
Compartilhe:
Mauro Neto/Secom
Mauro Neto/Secom

O tema “Garantido, Patrimônio do Povo”, do projeto “Boi do Povo, Boi do Povão”, encerrou a segunda noite do boi vermelho e branco, neste sábado (28/06), no Festival de Parintins, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. As matrizes populares, indígenas e afro-brasileiras conduziram a narrativa da apresentação. 

Em uma entrada apoteótica com a galera vermelha e branca acompanhando o ritmo, o Boi Garantido conduziu a segunda noite com grandes momentos. Um dos destaques foi o item 4, Ritual Indígena, que apresentou o “Ritual Ajié”, com Adriano Paquetá comandando o item 12, Pajé. 

Para Paketá, o segundo dia de apresentação é essencial para consolidar a mensagem que o boi-bumbá quer passar. “Este ano estamos vindo com um grande projeto, tanto alegórico quanto coreográfico. Com certeza, o público que está aqui vai se surpreender”, disse o pajé do Boi Garantido. 

No meio da galera encarnada, representando o item 19, o André Ricardo, 43, veio prestigiar o seu boi do coração. A presença no Bumbódromo, inclusive, é marcada há 20 anos, algo que ele considera uma tradição e ato de amor pelo boi. 

“Ser Garantido é isso aqui: estar no meio do povo. E estamos aqui para fazer o melhor para o nosso boi. Enquanto torcedor, eu quero dar o meu máximo aqui”, ressaltou o torcedor, André Ricardo.

Com o encerramento da apresentação pelo Boi Garantido, a segunda noite do Festival de Parintins 2025 foi concluída. As apresentações seguem neste domingo (29/06), no Bumbódromo. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias